Controle Interno

  • Secretario(a): Nelton Shishito
  • (43) 35651252
  • [email protected]
  • Das 7:30 as 11:30 – 13 as 17:00 hs

Controle Interno

O Controle Interno possui como base a organização de métodos e medidas que controlam com exatidão, confiabilidade e integralidade os dados contábeis prevenindo práticas antieconômicas e fraudes tornando as operações internas mais eficientes e confiáveis. São estabelecidos por normas e procedimentos que são instituídos para obter proteção do patrimônio e dados contábeis confiáveis.

A função do controle é indispensável para acompanhar a execução de programas e apontar suas falhas e desvios; zelar  pela boa utilização, manutenção e guarda dos bens patrimoniais; verificar a perfeita aplicação das normas e princípios adotados e constatar a veracidade das operações realizadas.

O Controle Interno é uma exigência legal, entretanto, sua existência se justifica primordialmente para promover a otimização dos recursos públicos; é um mecanismo de promoção da defesa do patrimônio público, em especial, no tocante à vigilância dos índices da dívida pública. Faz parte da Administração, tendo por função acompanhar a execução dos atos, indicando, em caráter opinativo, preventiva ou corretivamente, ações a serem desempenhadas com vistas ao atendimento da legislação. Constitui-se em um valioso instrumento para o processo decisório e o direcionamento das ações governamentais, via planejamento.



Voltar