Prefeitura está atuando no enfrentamento ao Coronavírus

Publicado em: 15/04/2020 14:11 | Fonte/Agência: SMS-SJBV

Em cumprimento ao Decreto nº 308/2020 foi criado em São José da Boa Vista um grupo de trabalho para o enfrentamento e prevenção ao COVID-19. Durante as reuniões estão sendo discutidos assuntos voltados para que a comunidade boavistense seja informada e conscientizada sobre os perigos do Coronavírus. Os temas dessas reuniões são baseados nas resoluções e decretos do Governo Federal e Estadual, bem como, orientações do Ministério Público, a fim de nortear as ações. Em nível municipal algumas medidas preventivas já estão sendo tomadas, como por exemplo, a regulamentação do horário de funcionamento do comércio. Ainda neste contexto, os comerciantes devem cumprir as determinações constantes nos atos oficiais do governo municipal. No que se refere ao cidadão comum, os membros participantes do comitê representativo dos diversos segmentos insistiram na questão do isolamento social e ainda, na conscientização dos moradores sobre a visita de parentes que moram em outras cidades. Outro ponto importante é que um carro de som está percorrendo as ruas da cidade com anúncio institucional alertando a população sobre a proibição de aglomerações no comércio, nas ruas e nas praças públicas. Para denúncias ou qualquer outra reclamação o cidadão conta com uma ouvidoria destinada exclusivamente ao COVID-19. Em caso de necessidade as ligações telefônicas ou mensagens de áudio/escritas poderão ser enviadas via WhattsApp pelo número 43 98402-8695. Segundo a coordenação do comitê as barreiras sanitárias foram implantadas nas entradas da cidade para maior controle do fluxo de pessoas que são oriundas de cidades das quais possuam casos confirmados de COVID-19. As equipes também realizam orientação aos motoristas, além de aferição de temperatura corporal. Caso haja alguma anormalidade em relação ao estado de saúde dessas pessoas, as possíveis suspeitas são encaminhadas aos Agentes Comunitários de Saúde e são emitidas notificações de quarentena. Vale lembrar que a quarentena é válida inclusive para os familiares que recebem os parentes visitantes. Dependendo da condição o indivíduo é orientado a procurar os serviços de saúde especializados, a fim de receber o atendimento adequado.